A democracia participativa é uma forma exemplar de administração pública, pois nela o papel do cidadão vai além do voto, havendo um envolvimento total dos membros da sociedade com todas as questões sociais presentes.
A sociedade civil necessita estar envolvida com tudo que se passa no seu país, estado ou município, não podendo deixar apenas nas mãos dos governantes as decisões que virão a influenciar no seu cotidiano.
A partir da democracia participativa é possível ouvir a opinião de todos, desde o indivíduo mais letrado até o analfabeto da periferia, os quais obviamente têm interesses e preocupações distintas dentro da mesma sociedade. O fato de todos ouvirem e serem ouvidos faz da democracia participativa uma das formas de governo com maior participação popular, onde todos estão cientes de tudo que acontece dentro da sua sociedade. Desta maneira, não havendo uma forma ideal de governo, pode-se considerar a democracia participativa como uma forma de governo muito próxima da perfeição, onde há a participação de todos na busca para solucionar os problemas do todo.
Por outro lado, o fato de acreditar que seja possível uma democracia na qual o povo é livre para exercer sua opinião nos assuntos políticos (direta ou indiretamente), chega a ser um pensamento utópico, simplesmente por nos basearmos no fato dessa democracia ser composta por seres imperfeitos em muitos sentidos: o homem.
Refere-se a isso quando o conflito entre diferentes pensamentos se torna uma ignorância, ou seja, envolve uma idéia arcaica, preconceituosa, ou parcialmente irracional por um dos lados,e é compartilhada por uma grande parcela da população, e isso é comum em países com baixo grau de escolaridade, como o Brasil. Um exemplo disso é a desaceitação da maior parte da população brasileira (com menor grau de escolaridade, e maior de religiosidade) pela união homoafetiva.
Obviamente somos todos livres para contribuirmos com a nossa opinião, fazendo parte de uma democracia participativa, mas como posto, a inclusão e consideração de idéias que impedem o país de evoluir, podem, ser consideradas um veneno (enfatizando que isso não significa que a democracia em si seja o erro, mas sim o baixo grau de escolaridade no país é).
Ademais, encontramos mais um problema na democracia participativa, se trata do problema da falta de voz causada por uma democracia mal organizada. Quando nos deparamos com o fato de que apenas uma parcela da população consegue exercer sua vontade política corretamente, ocorre um monopólio das decisões políticas que irá favorecer a classe melhor apresentada, dando um fim na própria democracia participativa.
Faltou, principalmente, o apoio das idéias apresentadas em alguns autores.
ResponderExcluirMas o texto está bom!
ResponderExcluir